6 lições do fundador da Virgin que podem ajudar seu negócio crescer


Começar um pequeno negócio com boa estratégia e uma equipe entusiasmada é relativamente fácil manter o foco nos detalhes e investir em um serviço de qualidade. Mas como manter a paixão e a atenção de seus colaboradores depois que sua empresa se estabelece?

Essa foi a pergunta que o fundador da Virgin, Richard Branson, se fez para continuar tocando sua empresa e crescer cada vez mais. Seja qual for a fórmula, deu certo: seus investimentos vão desde companhias aéreas, gravadoras, vestuário, biocombustíveis e até viagens aeroespaciais. Com lucro de mais de 2,8 bilhões de dólares, Branson se tornou um dos homens mais ricos do mundo.

Richard Branson - Empresário - Negócios

Em um artigo publicado na CNBC, Branson revela que detalhes, como uma postura transparente com a equipe e humor com seus clientes, deu à sua empresa a vantagem que eles precisavam para se sobressar dos concorrentes. Para ele, manter a burocracia apenas quando necessário faz seus subordinados lembrarem que bem como a vida, os negócios também devem ser divertidos e aproveitados ao máximo.
De acordo com o autor, Virgin Records e Virgin America foram bons casos que exemplificam esse pensamento, pois a empresa conseguiu manter sua fórmula após os investimentos. Se você ainda está em dúvida em como fazer seu negócio crescer, o guru dá mais dicas:

Lição Nº 1: saiba sua missão
Se pergunte qual era sua missão na abertura da empresa e qual é atualmente. Uma grande empresa não apenas oferece serviços ou produtos, mas o valor atribuído junto a eles. Na Virgin, os profissionais não se restringem em fazer um bom lançamento, mas de criar algo que tenha a ver com sua missão.

Lição Nº 2: tenha certeza de ter uma estrutura bem delineada
Saiba o que pedir aos seus fornecedores e construa um relacionamento forte com eles. Assim, você terá mais liberdade de receber mercadorias ou fazer operações do melhor modo para sua empresa sem pesar mais no seu bolso.

Lição Nº 3: equipe certa no topo
É difícil encontrar um profissional certo para a empresa, por isso, quando achar alguém ideal para suas funções, valorize-o. Uma empresa não cresce se seus colaboradores não quererem crescer junto a ela. Às vezes, é necessário fazer seus gerentes se tornarem sócios, por mais doloroso isso possa ser.

Lição Nº 4: um objetivo forte e ética para uma base sólida
Ser um chefe ético, com objetivos concretos, motiva qualquer equipe, seja de 10 a 500 profissionais. Eles precisam te observar como um líder e não como um corrupto.

Lição Nº 5: tenha humildade
Não importa o quão poderoso você é no mundo dos negócios, ser uma pessoa honesta, humilde e aberta a novas ideias te mostrará o caminho para o sucesso.

Lição Nº 6: não esqueça de ouvir
Não se esqueça de ouvir seus clientes, profissionais e colaboradores e pensar sobre suas diferentes opiniões. Branson diz que sempre pede a sua equipe seus pontos de vista e acompanha as redes sociais para saber o que os clientes finais acham de seus produtos.

Para finalizar, o empresário ressalta que a chave para a transição saudável de uma pequena para uma grande empresa é amarrar todas as seis etapas e realizá-las juntas.
Fonte: InfoMoney